"Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo" (Eclesiastes 7:29).
Por tudo que eu tenho visto, cada vez mais aprendo a admirar a simplicidade.
Hoje é feriado e, consequentemente, dia de descansar a cabeça; mas eu sempre tento aproveitar estes momentos pra refletir.
Cheguei a uma conclusão. Ser feliz é poder fazer alguém feliz. É saber que se está 'cumprindo sua missão'. Que se está 'sendo você'. E nossa missão não é tão difícil assim. Não nos exige até a última gota de suor, ou níveis insuportáveis de stress. Fazer nossa parte consiste em coisas simples. Exige, sim, um coração disposto.
A cada vez que nos tornamos mais insaciáveis e buscamos coisas sempre maiores e mais complexas, estamos buscando algum tipo de satisfação. O problema é que essa constante busca, ironicamente, é o que nos torna insatisfeitos. O dia que atingirmos a satisfação, não há mais razão em se buscar.
Li esses dias algo parecido com "gozamos muito pouco o que temos enquanto esperamos muito pelo que não temos". É por aí.
Precisamos aprender a estarmos satisfeitos, constantemente. Não mais buscar a 'felicidade' de qualquer jeito, não encontrando-a de jeito algum. Ela não está fora do nosso alcance. Não custa despende altos gastos. Só precisamos saber, não buscar, mas econtrá-la.
"... pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco." (Filipenses 4:11).