sábado, 16 de abril de 2011

O Poder da Decisão

Fazemos nossas escolhas, e nossas escolhas nos fazem. Não, isto não é propaganda de universidade. É um convite a refletir, acerca de nossas atitudes e decisões, e de como elas podem intervir em nosso destino.
Muito antes de termos o mínimo discernimento das coisas e podermos decidir por nós mesmos, nossa vida já está inevitavelmente baseada em decisões. Nossa própria concepção dependeu de uma decisão de nossos progenitores. Até mesmo aqueles que inicialmente não eram uma "consequência desejada", são invariavelmente produto final de uma certa decisão tomada por quem os gerou. Todo o nosso crescer e desenvolver-se seguiu a regra das decisões; e chegamos até aqui, guiados por nossas próprias, ou pela implicância que tiveram em nós as decisões de outras pessoas.
Onde eu quero chegar com isso? Na aplicação em nosso dia-a-dia. Nossa satisfação e prazer em viver, nosso bem-estar. O que acontece, na realidade, é que geralmente somos "levados pelos ventos", que sopram a nosso favor ou não. Nos esquecemos, ou simplesmente ignoramos o fato de que podemos decidir. 
É óbvio que muita coisa foge do nosso alcance, e que não é uma simples decisão nossa que vai mudar certas situações. Entretanto, ainda podemos decidir como agir a respeito. Como "se sentir" a respeito dos fatos. Aprender a "manipular" a nós mesmos; trabalhar nossas emoções e medos. Nos permitirmos reformular opiniões, para o nosso próprio crescimento interior. 
Não importa que dia é hoje, ou como foi o dia de ontem; ou, talvez, o que me espera amanhã. Eu preciso lembrar que POSSO DECIDIR. Não posso decidir se vai chover, mas posso decidir se isso vai abalar o meu ânimo. Não posso decidir se a prova vai ser fácil ou difícil, mas posso decidir estudar, me preparar para ela. Não posso escolher o que os outros vão falar ou pensar de mim, mas posso escolher qual será o impacto  disso pra minha vida. Não posso "mudar o mundo" com minhas próprias mãos e fazer como que tudo, a partir de hoje, seja bom e dê certo pra todos; mas posso decidir fazer sempre o que estiver ao meu alcance, no sentido de tentar, para que as coisas corram da melhor maneira possível. 
Lembremos, sempre, do poder de nossas decisões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário