sábado, 31 de dezembro de 2011

"O futuro já começou..."

Confesso que não sou nem um pouco fã da globo, mas parafraseei-a neste título por convir que esta afirmação é um tanto quanto pertinente...

Enfim, eis o último dia do ano... e, em questão de horas, estaremos em 2012.

Há pouco, em meio à "enxurrada" de "frases de fim de ano" no Facebook, me deparei com uma que me causou certo incômodo. Dizia algo como "você tem menos de 24 horas para fazer 2011 ter valido a pena"... Eu li isso e, de ímpeto, pensei: "Se essa for, de fato, a realidade de alguém, que pena! Se você teve o ano todo em suas mãos e não o fez valer à pena, acho pouco provável consegui-lo em menos de um dia"...

Enfim, eu acredito que fiz meu ano valer muito à pena. Há cerca de dois meses, quando o fim do ano já se aproximava, comecei a refletir sobre isso. Lembrei-me que durante o fim do ano passado (e começo deste) havia estabelecido algumas metas para 2011; tracei alguns objetivos, planejei coisas que "precisavam acontecer".

E qual foi a minha alegria ao concluir que aquelas metas, ainda que poucas, importantes, se cumpriram. Não caíram do céu, não ocorreram como que por milagre. Foi tudo uma questão de oportunismo; e de milagre também. Me aproveitei do milagre da Vida. Descobri que era possível; que eu era capaz. E, mais do que tudo, que não estava só.

Sem muitos rodeios, sem me alongar muito, gostaria de voltar à frase do Facebook. É humanamente impossível fazer um ano inteiro valer à pena em um dia. É possível, porém, e necessário, fazer com que este dia valha e muito à pena. Acreditar que cada dia traz "um ano inteiro" em si; que cada manhã é o presente de uma nova vida, um novo começo. Viver cada dia de uma vez, a intensidade de cada momento, a plenitude; começo, meio e fim, em 24 horas.

Ainda não tracei planos para 2012, tais quais os do ano passado. Mas uma coisa é certa: a vida não pára, não segue calendário. Há uma vida pra se viver hoje, ainda em 2011, e haverá outra amanhã, "no ano que vem"... Coisas ruins, dor e sofrimento, que nos fazem crescer, aprender; nos fazem melhores. E coisas boas, que nos trazem alegria, prazer e esperança; forças pra recomeçar!

Desejo a você, leitor, a cada novo ano, novo dia... nova vida! Que você possa renascer a cada manhã! Que haja força para levantar-se a cada queda; serenidade, para fazer das dores crescimento, amadurecimento. Desejo a você mais conhecimento, mas essencialmente, mais sabedoria; e que consigas discernir a diferença e a importância de ambos.

Felicidade! Saúde! Paz!

Forças pra lutar, e fé para vencer!

Hoje, amanhã e sempre! Porque o futuro recomeça todos os dias... "E a vida é o que acontece enquanto estamos fazendo planos"...

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário